NÃO FOI TEMPO PERDIDO

Fase: em captação

Série documental em cinco episódios de 52 minutos.

Cruzeiro, cruzado e cruzado novo, a morte súbita de Tancredo, "Diretas Já", inflação galo- pante, videoclipes, constituinte, acidente radioativo em Goiânia, a ascenção do Axé, des- coberta do HIV, boom do rock e do cinema nacional. Esses são apenas alguns dos fatos que marcaram os anos 1980 no Brasil – período que, devido às turbulências políticas e à estagnação econômica, ficou conhecido como "a década perdida". Contudo, podemos dizer que a década de 1980 não foi tempo perdido: foram dez anos cruciais para a história do país.

Inspirada no livro "Não Foi Tempo Perdido - Os anos 80 em debate" organizado pela doutora e historiadora da UFF Samantha Viz Quadrat, a série de 5 episódios de 52 minutos pretende utilizar vasto material de arquivo e entrevistas com pensadores, intelectuais e artistas para traçar um panorama amplo e complexo do que o nosso país foi palco naqueles movimentados anos.

Os 5 episódios serão cronológicos e interdisciplinares, costurando acontecimentos políticos, culturais e sociais para formar um mosaico de perspectivas sobre a década de 80 essencial para a leitura do nosso presente - e da nossa história.

Produção e direção: Maria Flor Brazil.

Edição: Isabel Castro.